Our social:

28 de julho de 2016

Kinguios


Carassius auratus auratus

(Kinguio)



Carassius auratus auratus, conhecido pelos nomes comuns de peixe-japonês, peixinho-dourado, Kinguio no Brasil, do japonês Kingyo ou ainda mundialmente Goldfish.
Um aquário ideal para se começar esse belo hobby é de 200 Litros onde pode-se abrigar até 4 Kinguios.
A filtragem ideal pra kingios é de cerca de 10X o volume do aquário por hora. Num aquário típico de 200 litros um canister de 2200L/h da conta muito bem do recado. Há hobbistas que criam soluções mistas como por exemplo num mesmo aquário um canister de 1200L/H e um filtro hang-on ou interno de 800L/H, apesar de funcionar não recomendo muito, daram muito mais trabalho. Um sump é muito econômico e pratico a longo prazo. Também acho que não preciso justificar que não recomendo o obsoleto FBF (filtro biológico de fundo).
Qual é o PH recomendados para kinguios? Gente isso é polêmico. Posso adiantar a princípio que os Kinguios possuem uma incrível adaptabilidade e com muitas justificativas posso recomendar que sejam criados na faixa de 6.6 a 6.8 ou 6.5 a 6.7. Esse tema merece um artigo todo especial, mais à frente.
Sobre a Ciclagem inicial o hobbista deve-se preparar para iniciar uma ciclagem, sem peixes que estarei explicando detalhadamente em outro artigo.
Sobre temperatura outro assunto muito polêmico, mas posso adiantar que sim eles merecem um bom termostato, logo porque a função deste não é aquecer, o objetivo de um termostato é manter a temperatura estável. Portanto dependendo do clima do seu criador local ele podem ter muitas dificuldades para aclimatar (existe a fase da adaptação e aclimatação) no seu aquário, no geral pode-se adotar 27 graus e ser feliz, contudo pra regiões mais frias, já que nosso pais é continental, pode-se adotar 23 graus e mantê-los bem saudáveis.
Sobre iluminação de Kinguios é bem simples não precisa exagerar, eles não gostam de muita luz, use o bom senso. Tipicamente um aquário de 200Litros pode-se usar uma lâmpada T5 de 14We ficará muito bem. Se for usar a moderníssima fita de Led pode-se com certeza, mais uma vez como praticamente tudo em aquarofilía o hobbista deve fazer bom uso do BOM SENSO.
Sobre oxigenação kinguios são muito exigentes como quando mais quente for a agua menos oxigênio dissolvido teremos é obrigatório uma oxigenação extra, pode-se usar uma bomba submersa que tenha a capacidade de captar ar exterior e forçar a injeção pela agua ou o boa e velha pedra porosa ou mangueira de cortina de ar que neste caso exigem um compressor de ar.
Enfeites de aquário grandes e com pontas não são aconselháveis para aquários com kinguios, pois os kinguios são péssimos nadadores, bastante destrambelhados e vão com facilidade se machucar com eles, os Kinguios Telescópios e bolhas são muito sensíveis. Todas as variações de kinguios devem ter bastante espaço para poderem nadar livremente.
O substrato deve ter granulometria entre 1mm e 3mm, geralmente #0 ou #1 pois além de poderem se engasgar com cerca facilidade com essa granulometria favorece a formação do filme biológico que é ultra-importante em um aquário com kinguios.
Para encerrar essa matéria introdutória, recomendo sempre o kit básico de testes químicos para sabermos os paramentos da agua, que nos permitirá agir preventivamente, evitando doenças e mortes desnecessárias.
São eles: PH, AMONIA E NITRITO !
Todos os assuntos aqui foram descritos apenas com introdução geral para servir de norte para o iniciante em criação de Kinguios, nos demais artigos explicarei detalhes muito ricos sobre: Ciclo do Nitrogênio, Filtragem, parâmetros químicos da água, decoração, iluminação, substrato, oxigenação, alimentação e até mesmo reprodução e construção de aquários. Tudo voltado especialmente para os nossos gordinhos!

 Texto elaborado por CristianoChs (Grupo Kinguios Passion)


0 comentários:

Postar um comentário