Our social:

20 de outubro de 2016

Meu aquário está com a Amônia alta, e agora? O que fazer?



Você começa a perceber que há algo de errado no seu aquário... Seus peixes não estão com um comportamento normal, estão ofegantes e algumas bolhas podem surgir na superfície da água e você se questiona ...


 O que está acontecendo ?

Como já dito em um post anteriormente , em relação aos Testes de Parâmetros , é essencial que ao notar as mudanças no aquário você faça os testes para verificar o que está ocasionando isso...

Feito os testes, você descobre que a Amônia está alta, fora do normal e dos padrões... Mas afinal, o que é amônia


Quimicamente falando a amônia é um gás incolor, bastante tóxico, que se dissolve bem na água. Uma vez em meio aquoso, a amônia forma o hidróxido de amônio (NH4OH). Ela se forma através da decomposição de matéria orgânica, tal como fezes, urina, restos de alimento, folhas mortas. Ela pode existir no aquário em duas formas: NH3 ou NH4. O Ammonium (NH4) é menos tóxico, se dá em águas de ph mais ácido. Quanto mais alcalino, mais a chance do nível medido corresponder à amônia (NH3). 


Com o descobrimento do que é, você se questiona : O que fazer ?


A primeira coisa a se fazer imediatamente é uma TPA ( troca parcial de água)... Jamais troque toda água do aquário, pois isso implica em você acabar com a colônia de bactérias que vão te ajudar a eliminar esse excesso de amônia..


Porém você faz a TPA e nada adianta...

Troque novamente ! Duas, três vezes se for preciso, cerca de 30% a 40% da água. 
Tente se recordar da última vez em que seu Carvão ativado foi trocado... e se já faz um tempinho, troque-o por um mais novo.
Se o seu substrato for de uma granulometria maior, sifone no meio das pedras, para ter certeza que não há sobras de comida e fezes.

Após isso refaça os testes ! Verifique se abaixou...


Se mesmo assim ela continua, você pode :


- Utilizar alguns removedores de amônia, por exemplo o Amonclean da Mbreda, ou outras marcas

- Adicionar colonias de bactérias, como o Biodigest.

Mas...porque meu aquário ficou com tanta amônia?
Existem algumas possibilidades para isso:
1 – Seu aquário é novo e não possui colônias de bactérias suficientes para absorver a amônia tóxica.
2 – Você resolveu fazer uma limpeza geral e tirou toda a água, trocou as pedras e tudo mais. Ou seja, você acabou de destruir todas as colônias de bactérias que mantêm seu aquário saudável.
3 – Seu aquário tem mais peixes do que deveria. Isso é perigoso. Por exemplo, você comprou um aquário de 100 litros com 5 kinguios lindinhos que até então cabiam no seu aquário, mas o tempo passou, e eles cresceram, portanto fazem muito mais sujeira e com certeza seu aquário se tornou pequeno para eles. Ou então você colocou peixes demais mesmo, e aí a solução é diminuir a população ou aumentar o aquário.
4 – Você acha que os peixe estão com fome toda hora e dá-lhe ração…. Caso eles não consigam comer tudo, os restos irão se decompor e aí já viu, né? E se eles comem tudo, mais fezes, também.
5 – Você ainda usa aquele sistema antigo de placas biológicas em seu aquário e a sujeira de tempos se acumulou embaixo delas. Sujeira demais para as pobres colônias de bactérias darem conta.
6 – Algum desorientado te falou que aquário só se troca a água uma vez por ano. Faça TPAs a cada 15 dias pelo menos. Existem aquaristas que realmente se utilizam desta prática de TPAs a cada seis meses e falam que dá certo, mas, nós sabemos que  no Aquarismo o que vale pra um, nem sempre é válido para o outro.
7 – Você não faz manutenção em seu sistema de filtragem periodicamente.
8 – Você resolveu colocar medicamento no seu aquário principal, os medicamentos não sabem o que é bactéria benéfica e maléfica e eles destroem tudo. Por isso, é importante o uso do aquário hospital.
Como você pode ver, existem bastante motivos para seu aquário estar em desequilíbrio. O melhor negócio é fazer de tudo para evitar a amônia ( tpa, boa filtragem, etc) e ser feliz com seus peixinhos !!!

0 comentários:

Postar um comentário